Chama-se isolante térmico um material ou estrutura que dificulta a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem do calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas
Isolamento térmico quente: Isolamento que permite a temperatura e conservação de energia estabelecida em projeto, proteção pessoal e aplicações industriais.
Isolamento térmico frio: Isolamento utilizado em temperaturas criogênicas.
A criogenia é um ramo da físico-química que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas.
O comportamento dos elementos e matérias em temperaturas muito baixas requer a utilização de materiais adequados que suportem os efeitos de transferência térmica sem alterações na sua estrutura.
É a técnica utilizada para não deixar passar o som de um para outro ambiente, através do uso de diversos materiais: densos, pesados, entre outros, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora (chapas metálicas, vidros, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha , cortiça ,tapetes , etc.). O Isolamento, como o nome já diz, tem o objetivo de impedir a passagem/saída dos sons entre distintos ambientes, entre edificações e o ambiente.
Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculos para o som ter mais dificuldade de se propagar. O uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades, são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.
Um material cerâmico é um tipo de material inorgânico, não metálico, compostos normalmente de elementos metálicos e um não metálicos. Os materiais cerâmicos pode ser cristalinos ou parcialmente cristalino. Eles são formados pela ação do calor e subsequente resfriamento. São bom isolantes e também tem a propriedade de ter uma temperatura de fusão e resistência muito elevada.